É como quando estamos dirigindo um carro a noite no escuro e damos de cara com um gato, seus olhos ficam brilhando e vermelhos, o que vemos alí são os vasos sanguineosda pupila do olho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0iBixkNKZczKOXaww_h86_fC-QHVcyu3txUliM62WsEIOvUE2gf3laD2Gzhe36Z7uNtMD1dCB13VTQbdOyDBZWKqIxhrpzQUL9r73wwSOIghAayU-hqh2TwoToPbh_z7glMSmPYjSbXQ/s320/vermelho.jpg)
O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, a pupila é vista como sendo da cor preta. Porém, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Assim, quando uma luz intensa, como o flash de uma máquina fotográfica, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.
O ideal para evitarmos esse efeito indesejável e rebater a luz do flash de forma indireta, ou seja, não jogarmos a luz na cara de quem está sendo fotografado.
Podemos também corrigir o efeito de olhos vermelhos de forma muito rápida no Fotoshop. Criando uma máscara de vetor na região do globo ocular, selecionamos difusão 4 até 6 conforme o caso, e selecionar Ctrl B ou Equilíbrio de Cores, e remover a saturação red (vermelho) até o ponto correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário