domingo, 10 de abril de 2011

Olhos Vermelhos nas Fotos

Normalmente, esse efeito é causado pelo reflexo da luz direto na retina. É muito comum pessoas que têm olhos claros aparecerem com os olhos vermelhos em fotografias.
É como quando estamos dirigindo um carro a noite no escuro e damos
de cara com um gato, seus olhos ficam brilhando e vermelhos, o que vemos alí são os vasos sanguineosda pupila do olho.


O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, a pupila é vista como sendo da cor preta. Porém, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Assim, quando uma luz intensa, como o flash de uma máquina fotográfica, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.
O ideal para evitarmos esse efeito indesejável e rebater a luz do flash de forma indireta, ou seja, não jogarmos a luz na cara de quem está sendo fotografado.
Podemos também corrigir o efeito de olhos vermelhos de forma muito rápida no Fotoshop. Criando uma máscara de vetor na região do globo ocular, selecionamos difusão 4 até 6 conforme o caso, e selecionar Ctrl B ou Equilíbrio de Cores, e remover a saturação red (vermelho) até o ponto correto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas