quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fotografia Artística em Casamentos

Técnica de Fotografia em que o Fotógrafo precisa ter um certo conhecimento de Óptica e Equipamento;

sexta-feira, 15 de abril de 2011

EFEITO PARALAXE

Em astronomia, paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos. A paralaxe estelar é utilizada para medir a distância das estrelas utilizando-se o movimento da Terra em sua órbita.

Na fotografia Paralaxe é um erro, ou uma falha entre o que está sendo fotografado e o que está sendo enquadradro pelo fotógrafo.

Em Câmeras Reflex este problema não existe.
Efeito Paralaxe Típico de Máquina Fotográfica


Paralaxe vem do Grego: παραλλαγή
que significa alteração.
É a alteração da posição angular de dois pontos estacionários relativos um ao outro
como vistos por um observador em movimento.
De forma simples, paralaxe é a alteração aparente de um objeto contra um fundo devido ao movimento do observador.
(fonte wikipedia.org/wiki/Paralaxe)





É preciso tomar cuidado ao fotografar coisas próximas com câmeras automáticas. Câmeras automáticas possuem dois visores, um para o olho do fotógrafo e outro para o filme (como ilustrado logo acima), portanto o que o filme enxerga é ligeiramente diferente do que o fotógrafo vê. Isto é importante apenas para objetos próximos, em cenas de paisagem não há problema.

O enquadramento é tudo na fotografia.







Fotógrafos Profissionais estão longe
deste tipo de problema.
Nas Câmeras Reflex o fotógrafo
enxerga por dentro da lente da máquina.

Na ilustração vemos a seta da refração;
por onde entra a luz (o que está sendo fotografado)
A luz passa pelo Prisma Primário; se reflete
no prisma secundário até chegar no visor
propriamente dito, onde o fotógrafo
faz seu enquadramento e sua obra de arte.
(sem o risco do efeito paralaxe)

domingo, 10 de abril de 2011

Olhos Vermelhos nas Fotos

Normalmente, esse efeito é causado pelo reflexo da luz direto na retina. É muito comum pessoas que têm olhos claros aparecerem com os olhos vermelhos em fotografias.
É como quando estamos dirigindo um carro a noite no escuro e damos
de cara com um gato, seus olhos ficam brilhando e vermelhos, o que vemos alí são os vasos sanguineosda pupila do olho.


O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, a pupila é vista como sendo da cor preta. Porém, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Assim, quando uma luz intensa, como o flash de uma máquina fotográfica, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.
O ideal para evitarmos esse efeito indesejável e rebater a luz do flash de forma indireta, ou seja, não jogarmos a luz na cara de quem está sendo fotografado.
Podemos também corrigir o efeito de olhos vermelhos de forma muito rápida no Fotoshop. Criando uma máscara de vetor na região do globo ocular, selecionamos difusão 4 até 6 conforme o caso, e selecionar Ctrl B ou Equilíbrio de Cores, e remover a saturação red (vermelho) até o ponto correto.



sábado, 9 de abril de 2011

As Lentes são a Alma da Câmera Fotográfica


As lentes são a alma da câmera fotográfica. Através da passagem da luz pelos seus cristais, os raios luminosos são orientados de maneira ordenada para sensibilizar a película fotográfica, ou o sensor, e formar a imagem. Uma lente (também chamada de objetiva) é formada basicamente de três elementos: um corpo de metal ou outro material de boa resistência, que envolve e protege os elementos internos, os cristais, que constituem o elemento ótico da estrutura, e o diafragma.





Tipos de lentes

A distância focal, medida em milímetros, é a distância ente o centro ótico da lente e o sensor da câmera. É através dela que classificamos as lentes (além da abertura do diafragma que veremos a seguir).

Lentes grande angular

As objetivas com distâncias focais inferiores a aproximadamente 40mm são consideradas grande angular, pois oferecem um amplo campo de visão, ou seja, com seu uso podemos enquadrar grandes áreas a uma curta distância. São indispensáveis para fotografias em locais fechados, como festas.

Lentes normais

As objetivas com distâncias focais entre 40 e 60mm, aproximadamente, são consideradas lentes normais, pois produzem imagens muito próximas da visão humana.

As teleobjetivas

As lentes que possuem distâncias focais superiores a 60mm são consideradas teleobjetivas, por aproximarem muito as imagens e oferecerem um pequeno ângulo de visão. São essenciais para fotografias de assuntos muito distantes, e são muito usadas em fotos de esportes e natureza.

Lentes Zoom

As lentes zoom possuem distância focal variável, sendo por isso muito versáteis e práticas por nos possibilitar fazer vários tipos de enquadramento com um único equipamento. Antigamente, a maioria das lentes tinham comprimento focal fixo. Atualmente, ainda há diversos modelos como estes, mas as lentes com zoom marcam presença.

Para entender o que é o zoom, pense no seguinte: ao falarmos que uma objetiva tem 4X de zoom, por exemplo, estamos querendo dizer que a relação entre sua distância focal mais longa e sua mais curta equivale a 3, como a lente mostrada no topo da página (300/70=4, aproximadamente).

O fator de corte

Atualmente, a maioria das câmeras digitais possui o chamado de "Fator de corte", que faz com que uma objetiva se comporte como outra de maior distância focal.

O diafragma

O diafragma fotográfico é uma estrutura que se encontra no interior de todas as objetivas, e tem o papel de controlar a quantidade de luz que passa através dela. Ele é composto por um conjunto de lâminas finas e justapostas, que se abem e fecham para controlar a quantidade de luz. Para um melhor entendimento, pense como se a objetiva fosse o olho humano e o diafragma fosse a pupila.





Então, um outro fator importante em uma objetiva se refere à abertura de seu diafragma. Esta abertura é medida por números f (f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11....), que possuem natureza inversa (quanto menor o número f, maior será a abertura do diafragma, possibilitando maior incidência de luz, e vice-versa). Cada número maior representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar. Ex.: f/8 deixa passar a metade da luz de f/5.6 (um ponto abaixo), e o dobro de f/11 (um ponto acima).

Ao se comprar uma nova lente, é muito importante prestar atenção à abertura máxima, que corresponde ao número f exibido normalmente na parte frontal da objetiva. Em lentes zoom, você verá dois números f. Ex.: em uma lente 18-55mm com a abertura indicada de "1:3.5-5.6", o 3.5 corresponderá à maior abertura possível quando a lente estiver com 18mm, enquanto o 5.6 corresponderá à maior abertura quando a lente estiver com 55mm, havendo aberturas medianas nas outras distâncias focais entre 18 e 55mm.

A abertura do diafragma interfere diretamente na profundidade de campo, que pode ser definida com sendo a área de uma imagem que está em foco. Você pode ver mais detalhes sobre este assunto aqui.

Estabilização de imagem

A estabilização de imagem é um recurso muito útil que reduz o número de imagens falhadas e tremidas. Pode estar instalada no próprio corpo da câmeras ou nas lentes. Em câmeras compactas, micromotores movimentam o sensor de imagem lateralmente para compensar os tremores da mão.

Em geral, este recurso permite que você faça fotos estáveis em uma velocidade até quatro vezes menor do que sem ele. Com uma mão bem firme, é possível até mesmo se tirar fotos nítidas utilizando a velocidade de 1/4s!

Sua maior vantagem pode ser sentida em Teleobjetivas, já que em grandes distâncias focais os tremores das mãos são amplificados.

Então, ao comprar uma lente ou câmera fotográfica, leve em consideração a presença deste recurso, pois em determinadas situações ele poderá ser indispensável! Mas fique atento: alguns fabricantes, usando algumas artimanhas, usam a chamada estabilização de imagem digital... o que ocorre na verdade é um simples aumento da sensibilidade iso do sensor, possibilitando velocidades mais rápidas. Ou seja, não se trata de um autêntico sistema de estabilização.



Colocar a câmera encima de um tripé é o ideal
para fotos em baixa velocidade, como fotos noturnas,
de luz ambiente em buffets por exemplo,
um ambiente como um jantar à luz de velas
pode gerar fotografias muito interessante.

sábado, 2 de abril de 2011

Trucagem de Câmeras

Filmar e Editar com Várias Câmeras.
Aqui está um vídeo filmado com uma única câmera, no entanto vemos vários ângulos de diversas câmeras.
Vale a Pena Conferir.


Páginas